MEMÓRIAS AVULSAS – Poesia de milhões

Published by

on

RL

Olá pessoal, inicio este post especial trazendo para vocês a resenha dos livros Faça amor, não faça jogo do escritor Ique Carvalho e o livro Para viver um grande amor do escritor Vinicius de Moraes, os dois books em minha visão tem características muito especiais. No post Memórias Avulsas farei durante um tempo, resenhas dos 15 books que me surpreenderam.


Faça amor, não faça jogo

RL

Vamos começar resenhando o livro de Ique Carvalho que me surpreendeu com seu fantástico modo de descrever e inspirar os sentimentos de amor, dor e coragem. Logo quando li as primeiras páginas comecei a entender sobre como seria o book por inteiro e aos poucos conheci a sua história. Em sua obra, Ique Carvalho fala de um duro momento vivido por ele, onde citamos um término de namoro precoce e a doença grave que faria seu pai morrer, todos esses acontecimentos destinando-o a depressão, mas ele buscou forças e veio à criar o blog que mudou sua história que é o The Love Code, onde ele falava dos momentos difíceis pelos quais estava passando e com o sucesso que obteve as pessoas logo passaram a falar a ele “Esse blog é pra pagar mulher!”, mas ele diz que sempre respondia “Não. Ele é sobre a vida e o amor”. Acho que o escritor cumpre bem este objetivo dentro de sua obra. Após seu sucesso com o blog, Ique reuniu os melhores posts e escreveu o que hoje chamamos de Faça, amor não faça jogo, o mesmo livro que tem características marcantes e diferentes, aquele que desperta no leitor sentimentos verdadeiros de amor e esperança, mostra o amor que devemos dar aos que cuidam de nós( ou seja, nossos pais ), e aquele que ajuda aqueles que sofrem com desilusões amorosas ou algo do tipo.

Cosme R. : Logo quando li pela primeira vez o book pensei que seria um livro com características aparentemente iguais aos de outros books que li durante o último ano, mesmo que não seja o único livro do escritor ou o seu mais recente, resolvi ler a sua primeira obra e logo comecei a compreender o sentido em que a história ia se tomando e as boas mensagens que o autor elaborou com simplicidade e sinceridade. Adorei a forma em que ele foi escrito e ele me lembrou bastante o livro de Vinicius de Moraes Para viver um grande amor, não que tenham as mesmas características, mas que são unicamente escritos em poemas e crônicas, deixando assim uma suave fluidez de leitura. Mas irei finalizar esta resenha do book dizendo que mesmo com as músicas que o livro indica em cada capítulo para acompanhamento de leitura e sua forma de descrever os sentimentos, o que o torna tão único é apenas sua simplicidade.


Para viver um grande amor

Olá pessoal, agora vamos prosseguir falando de poesia e para tanto, ninguém se encaixa melhor que Vinicius de Moraes.

Para viver um grande amor é uma obra publicada no ano de 1964 no Rio de Janeiro, o mesmo ano em que podemos citar a vitória de nossa Seleção Brasileira de futebol no seu segundo título da Copa do Mundo ou até o primeiro prêmio da Palma de Ouro que foi para o filme O pagador de promessas. Mas isto é apenas o que aconteceu no ano, mas agora vamos falar sobre a obra que tanto se faz especial por suas nobres características e sua escrita impecável. Em sua primeira prosa, Vinicius de Mo raes tem uma seleção especial das mais de mil crônicas resultando nesta que apresento a você.

Contudo, os elogios a obra são um tanto definidos, mas temos também os pontos negativos para apresentar aos leitores, que acredite, não gostamos de falar pois qualquer livro bem escrito é bom em diversos aspectos. Esta obra é em princípio uma seleção de crônicas e poemas de acordo com a Advertência do autor no livro. Para os adoradores de poesia pura e única não é bem indicado, mas assim mesmo vale a pena sua leitura pois o autor traz uma visão diferenciada e doce sobre nossos conceitos e ideias. Tanto que tens uma música escrita pelo Vinicius e Toquinho.

Cosme R. : No meu primeiro contato com a obra tive pensamentos vazios como aquele de “já li livros melhores” e logo pensei na frase de Rubem Alves “Ler rapidamente aquilo que o autor levou anos para pensar é um desrespeito” e resolvi ler novamente, mas agora dar mais atenção aos textos e logo me surpreendi, não pelo fato de ser diferente de algumas obras que li, mas por seus detalhes interessantes e característicos, mas eu estava lendo uma prosa de Vinicius de Moraes que é uma seleção de crônicas e poemas (de acordo com a obra), isto para amenizar a prosa e equilibrar. Mas posso falar da mulher que desenvolveu isto, que foi sua secretária D. Yvonne Barbare.

Nesta obra posso deixar uma boa impressão de que há algo de especial que vale a pena ser observado, e para tanto aqui deixarei um dos poemas para que haja uma breve leitura e um conhecimento do que contém na obra:

Canção para amiga dormindo

Dorme, amiga, dorme
Teu sono de rosa
Uma paz imensa
Desceu nesta hora.
Cerra bem as pétalas
Do teu corpo imóvel
E pede ao silêncio
Que não vá embora.
Dorme, amiga, o sono
Teu de menininha
Minha vida é a tua
Tua morte é a minha.
Dorme e me procura
Na ausente paisagem…
Nela a minha imagem
Restará mais pura.
Dorme, minha amada
Teu sono de estrela
Nossa morte, nada
Poderá detê-la.
Mas dorme, que assim
Dormirás um dia
De um sono sem fim…
Na minha poesia.

Cosme R. e equipe Redaline

Redaline by Gabriela Bianchi Oliveira is licensed under CC BY-NC-ND 4.0

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Google Safe Browsing

Crie um site ou blog no WordPress.com